Esse case é uma demonstração das possibilidades que ganhamos ao ter profissionais que conseguem otimizar campanhas de marketing digital. Falaremos especificamente de campanhas no Google Ads.
A empresa
Hoje trataremos de uma empresa que faz prestação de serviços documentais.
Essa empresa já havia veiculado anúncios no Google Ads, porém tiveram alguns percalços e desistiram do canal.
Quando eles nos procuraram nós de cara propusemos a veiculação de anúncios no Google, todos os concorrentes usam de forma agressiva, inclusive comprando a palavra do nome da empresa deles.
O problema
Nosso problema era gerar oportunidades de venda, propomos adicionar o canal do google para isso, então o problema seria comprovar a eficiência do canal.
Nosso maior desafio seria montar setups do 0, testá-los, otimizá-los, e trazer resultados reais de faturamento pra empresa.
Ou seja, uma enorme responsabilidade com o orçamento do cliente.
Estratégia
Avaliamos o que o cliente já tinha veiculado, porém fazia muito tempo que eles tinham feito algo.
Montamos um plano de mídia bem robusto:
- Segmentações por geolocalização
- Compra de 4 grupos diferentes de palavras-chave
- Cada grupo de palavras formava uma campanha
- Cada campanha precisaria ser replicada pra cada estado diferente
- Landing Page específica pra segmentação
- Entre outros detalhes
Estudo
Antes de apresentar os resultados gostaria de ressaltar alguns dados muito importantes:
Taxa de conversão
- Trouxemos um estudo realizado pela Leadster, empresa muito conceituada no mercado que trabalha com diversas marcas gigantes do mercado brasileiro atuando diretamente com geração de leads.
- O estudo foi realizado com a seguinte metodologia:
- Foram analisadas apenas as conversões de visitantes para propostas de vendas (como demonstrações, pedidos de orçamentos, agendamento de reuniões, mais informações – entre outros). Não foram incluídas no estudo Landing Pages de topo de funil (como e-books e outros materiais), que possuem altas taxas de conversão.
- Ou seja, é um estudo que se aplica perfeitamente ao nosso caso.
Link do estudo completo: https://leadster.com.br/panorama-de-geracao-de-leads-no-brasil/?utm_source=pr&utm_medium=panorama
- Esse gráfico acima é a média de taxa de conversão em diversos setores em todos os meios agrupados:
- Envolve tanto mídia paga quanto orgânica.
- Média geral de 3,81%
- A empresa X está dentro do nicho de serviços, que é a maior média taxa de conversão registrada.
- Ou seja, a média que devemos nos basear é de 6,67%.
- Agora olhamos com mais atenção para a média de taxa de conversão apenas para o nicho de serviços.
- Aqui temos uma média mais alta em todos os canais, porém aqui podemos validar as estratégias que já abordamos:
- Trabalhar Google Ads.
- Com isso em mente podemos avaliar nossos números nos próximos slides.
Resultados
Agora, tendo uma visão do padrão e da média da taxa de conversão do setor, podemos avaliar os resultados obtidos:
Após a implementação e otimização das campanhas, em pouquíssimo tempo obtivemos taxas de conversão muito altas: Temos uma média de 18% na somatória de todas as campanhas da conta no google.
Temos campanhas com taxas ainda mais altas, até mesmo de 50%.
Porém algo que é ainda mais positivo para essa implementação é o fato de que alcançamos esse resultado já no primeiro mês.
Na ponta, no faturamento da empresa, google já é o canal que mais tem impacto, ou seja, em pouco tempo conseguimos fazer com que o investimento se pagasse e trouxesse lucros.
Extra
Apenas para mostrar que o diferencial é a qualidade de trabalho que entregamos, também conseguimos aumentar e melhorar as campanhas no Face Ads. São taxas ainda mais impactantes:
CAMPANHAS | LEADS | CLIQUES | TX. Conversão |
PR | 385 | 905 | 42,54% |
RJ | 288 | 748 | 38,50% |
RS | 400 | 1.102 | 36,30% |
SP | 1.254 | 3.241 | 38,69% |
SC | 460 | 1.064 | 43,23% |
ES | 271 | 697 | 38,88% |
MG | 364 | 844 | 43,13% |
DF | 136 | 471 | 28,87% |
Estados Poder Aquisitivo | 408 | 1.299 | 31,41% |
Invest (todos) | 516 | 1.719 | 30,02% |
Chiclete | 1.551 | 3.704 | 41,87% |
Sem Interesse em X | 237 | 660 | 35,91% |
Total | 6.270 | 8.601 | 72,90% |