O case de hoje é pra mostrar o impacto que as otimizações das campanhas podem trazer na ponta do lápis para a empresa. Sim, aumentamos em 49% o faturamento da empresa com as nossas estratégias de mídia.
A empresa
- A empresa facilita o processo de cidadania italiana ou portuguesa.
- Já vem de um longo histórico em investimento de mídia online.
- A conta no google passou por diversos problemas em relação às políticas de veiculação de anúncios, chegou ao ponto de não conseguir veicular nada na plataforma e passou muitos meses sem utilizá-la.
- Com essa dificuldade o facebook passa a ser a principal força em campanhas.
- Entretanto o facebook não é o melhor canal para trabalhar SQL.
Problema
- Embora seja uma empresa que tenha grande jornada em veiculação de mídia online foram vários os desafios iniciais:
- Habilitar o canal google para veiculação de anúncios;
- Qualificar mais os leads vindos do facebook.
- É importante ressaltar que a empresa possui uma estrutura interna de comercial altamente capacitada, conseguindo não apenas atender com eficiência os leads que chegam na plataforma, mas também identificar a temperatura a fim de destiná-los para o momento correto do funil ao qual pertencem.
- Dessa forma os dados colhidos em relação a qualidade dos leads nas campanhas foram extremamente precisos.
Estratégias
- Num primeiro momento focamos em melhorar as campanhas veiculadas no facebook:
- Setup das campanhas
- Landing Pages
- Criativos
- Argumentos
- Nesse momento fizemos um levantamento de todo o histórico da conta para fazer uma análise de pareto.
- Juntamente com essa análise realizamos um diagnóstico completo em relação ao produto e concorrentes.
- Com esse primeiro plano de ação implementado agimos no google.
- Após conseguir fazer anúncios novamente realizamos os mesmos passos anteriores com foco no google e implementamos o plano de ação.
Nosso principal objetivo foi aumentar a qualidade dos leads a fim de aumentar a rentabilidade do cliente.
Resultados – Face Ads
- No facebook nossos resultados foram muito expressivos logo de cara:
- O custo por lead estava na faixa de 7 reais, caiu para uma média de 5 reais.
- Mas o que mais chama a atenção é a média de leads qualificados:
- No primeiro gráfico destacamos o aumento de contatos qualificados
- No segundo gráfico destacamos o aumento direto em fechamentos de junho para julho (meses com maior período de maturação das campanhas no facebook).
Resultados – Google Ads
- O google nos trouxe os resultados mais expressivos:
- Temos um setup muito robusto de campanhas, e mesmo com uma complexidade muito grande nessa composição conseguimos mais de 10% de conversão em todas as campanhas (inclusive nas campanhas de remarketing).
- É uma taxa acima da média, e manter essa taxa como piso é realmente expressivo.
- Além disso, a qualificação dos leads vindos dessa plataforma convertem em vendas muito mais. Não é um volume tão alto quanto no facebook, porém é muito mais assertivo.
- Isso tudo se reflete em:
- Menos tempo gasto para chegar a uma venda
- Custo por aquisição se torna mais barato
- Mais rentabilidade para a empresa
Aumento de faturamento
- É importante destacar a qualificação das nossas campanhas.
- Esse é o principal ponto. Trabalhamos com o foco em descobrir quais são as melhores fontes de leads qualificados, de maneira que tenhamos uma otimização da nossa verba atacando de cara consumidores com maior probabilidade de efetuar a contratação dos serviços.
- Apesar de tudo, até mesmo com queda no volume de contatos, tivemos um aumento de 49% do faturamento (dados constam apenas campanhas de face ads e google ads).