Esse é um case especial pra nós. Realizamos um trabalho estratégico se SEO para o site do Hotel Cascais Miragem, em Portugal. Pra nós foi uma honra tocar esse projeto e temos o prazer de poder contar o case para o mundo.
A empresa
O hotel faz parte de uma rede hoteleira grande na Europa. Entretanto o job realizado foi pontual para melhorar os resultados do hotel em Cascais, especificamente.
O problema
O grande problema do site é o rankeamento em palavras que não envolviam os nomes institucionais. Ou seja, apenas quem já conhecia o hotel conseguia encontrá-lo no google fazendo a busca pelo nome.
Outro grande problema é que os maiores players do mercado conseguem um posicionamento melhor (booking e outros do setor) até mesmo em certas buscas pelo nome da empresa. É uma concorrência que não consideramos direta em termos de negócio, porém é interessante que a empresa consiga abocanhar posições nas primeiras páginas do google.
Estratégia
O primeiro passo foi identificar melhorias estruturais no site. Em seguida passamos para o planejamento estratégico completo. E aqui não tem muito segredo, foi avaliação de palavras, volume, dificuldade e concorrência.
Um obstáculo que tivemos foi a plataforma do site, pois é uma plataforma integrada de vendas e reservas. Então não conseguimos entrar mais a fundo no detalhe estrutural. Entretanto mexemos em tudo o que esteve ao alcance.
Resultados
Nesse apanhado geral vamos ver ponto a ponto das principais métricas que obtivemos como resultado.
OBS: Muitos desses resultados vão melhorar com o tempo e maturação do site para que os buscadores possam indexar as páginas com sucesso.
Saúde do site
- No quadro ‘antes’ podemos ver que estávamos com 83% nessa saúde, e a própria ferramenta indica qual o ideal (na setinha vermelha).
- A ferramenta já faz essa média levando em conta os sites concorrentes.
- As mudanças realizadas elevaram a saúde do site para 89%, levemente acima da média considerada boa pela ferramenta.
- As alterações que constam no report para o dev. irão melhorar ainda mais a saúde do site.
Erros
- Conseguimos eliminar 95.6% desses erros.
- Os outros 4,4% desses erros devem ser sanados com a implementação das correções levantadas e apresentadas no report para o dev (enviamos um report completo para que um desenvolvedor da plataforma pudesse melhorar a estrutura do site).
Advertências
- Conseguimos eliminar 94.1% desses alertas.
- Os outros 5,9% desses erros devem ser sanados com a implementação das correções levantadas e apresentadas no report para o dev.
Avisos
- Conseguimos eliminar 90.5% desses alertas.
- Os outros 9.5% desses erros devem ser sanados com a implementação das correções levantadas e apresentadas no report para o dev.
Buscas orgânicas
- As buscas orgânicas já começaram a aumentar, e isso reflete a efetividade do trabalho de correções feitas a curto prazo e na revisão dos conteúdos do site.
- Esperamos que os resultados possam melhorar ainda mais com maturação do site e indexação dos buscadores.
Ranking de palavras-chave
- Abaixo temos a visão da evolução do rankeamento das palavras nos buscadores.
- Colocamos as palavras mais estratégicas no quadro ao lado, porém diversas outras palavras de cauda longa também foram trabalhadas e também estão subindo no ranking.
- Há expectativa de melhora dessas palavras também a longo prazo.
Palavra-chave | Posição Antes | Posição Depois |
cascais | 50 | 25 |
hoteis em cascais | 35 | 11 |
Hotel Cascais | – | 5 |
cascais portugal | – | 31 |
cascais hotel | 15 | 11 |
spa cascais | 20 | 12 |
hotel em cascais portugal | – | – |
hotel casacais miragem | 1 | 1 |
hotel miragem | 1 | 1 |
hotel miragem cascais | 1 | 1 |
hotel cascais miragem health & spa | 1 | 1 |
cascais miragem | 1 | 1 |
miragem cascais | 1 | 1 |