Vamos falar agora de uma campanha política para a reeleição de um candidato que nos procurou já perto do período eleitoral Esse case é muito importante para nós porque o desafio era gigantesco.
Desafios
O candidato em questão estava em seu primeiro mandato e buscava a reeleição, o que por si só já é um desafio. No entanto, a expectativa de resultado não era apenas conseguir a quantidade de votos para se reeleger mas também ser o candidato a Deputado Estadual mais votado na eleição de 2022.
O cenário era favorável e indicava uma possível reeleição, pois o deputado foi muito ativo durante o mandato conversando bem com sua base e a equipe de comunicação dele, que foi competente, manteve-se ativa nas redes sociais durante o mandato, mantendo-o próximo dos potenciais eleitores. Mas em se tratando do maior desafio, ser o mais votado, não havia uma percepção clara de cenário, uma vez que no âmbito estadual há um volume muito alto de candidatos disputando as vagas e faz com que as pesquisas de intenção de votos sejam muito rateadas.
Metas
Nossa meta era promover visibilidade e frequência acima da média para que o candidato fosse reeleito com facilidade e obtivesse o maior volume possível de votos válidos.
Plano de mídia
Com base nos desafios e nessa meta ousada traçamos um plano de mídia extremamente estratégico que combinou:
- Segmentação profunda para públicos de interesse com afinidade em tópicos estratégicos
- Canais de mídia escolhidos por afinidade
- Alinhamento com a estratégia de conteúdo para aproveitar o buzz orgânico dos perfis nas redes sociais
- Interlocução das estratégias de mídia digital com a campanha de rua
- Divisão em fases para melhor aproveitamento do investimento
- Acompanhamento diário com report semanais para correção de rota
Resultados
Como puderam notar no título do case, conseguimos não só atingir ambos os objetivos, como fomos além; ele foi o deputado mais votado não só dessa eleição, mas da história do estado.
Analisando de forma geral vemos alguns dados retirados da campanha justificam esse resultado histórico
- Tivemos um alcance massivo do público-alvo
- Mais de 9 Milhões de Impressões
- Cada pessoa dentro target foi impactada no mínimo 7x
- Mais de 70 mil acessos ao site
- Alto volume de engajamento
- Mais de 300 mil interações nos perfis das redes sociais no período da campanha
- Mais de 290 mil views nas campanhas de vídeos com taxa de retenção superior a 20% de quem assistiu todo o vídeo
- Por fim e mais importante, em relação à votação que o candidato recebeu na primeira eleição foi 4x maior. Um crescimento superior a 400% nas urnas
Insights
As expectativas do cliente foram superadas com sucesso. O resultado alcançado foi além de histórico, extraordinário e estabeleceu um recorde que será difícil de ser batido nas próximas eleições.
Um ponto que deve ser destacado é que esse candidato não deixou para fazer campanha apenas no período eleitoral, como já citado anteriormente, sua equipe de comunicação manteve o trabalho aquecido nas redes sociais durante o mandato o que foi fundamental para que pudéssemos atuar de forma mais estratégica e assertiva com os investimentos. Fica o insight para outros candidatos.
Por fim, foi um grande desafio mas que valeu muito a pena e foi muito importante para validar de uma vez por todas nossa capacidade estratégica de atuar em alto nível no segmento político.