10% de votos no estado para candidata estreante

Esse é um case muito especial, pois recebemos a difícil missão de potencializar a imagem de uma candidata estreante nas eleições.

Desafios

Diferentemente do candidato do outro case (clique aqui para ler sobre o case do candidato mais bem votado na história do estado dele), essa candidata não teve nenhuma participação política durante toda sua vida. Ela até veio de um contexto em que o nome dela tinha alguma visibilidade no estado, porém a missão dessa eleição era para uma candidatura ao senado.

Nesse ano (2022) havia apenas 1 vaga para o senado em cada estado.

Metas

Nossa meta particular como especialistas em mídia era dar visibilidade para a candidata. De fato se ela seria eleita ou não entraria num âmbito muito mais de propostas e relacionamento, mas sem visibilidade nenhum esforço de campanha conseguiria levantar o nome dela.

Plano de mídia

Com base nos desafios e tendo nossa meta muito clara traçamos um plano de mídia bastante agressivo.

  • Alcance massivo para todo o estado
  • Apoio de diversas mídias
  • Presença em tópicos estratégicos
  • Integração das estratégias de mídia digital com a campanha de rua
  • Páginas com foco diferente para cada segmentação traçada

Resultados

Como puderam notar no título do case, conseguimos impressionantes 10% de votos em todo o estado da candidata.

Entretanto não podemos medir os resultados olhando apenas para o que as urnas captaram:

  • Tivemos um alcance massivo.
    • Cada cidadão do estado foi impactado pelo menos 8 vezes com algum meio de comunicação das nossas campanhas.
    • Tivemos uma taxa de retenção média de 55% nos vídeos da candidata.
    • Tivemos tráfego qualificado para as páginas da campanha com engajamento extremamente alto.
  • Tivemos crescimento da consideração e reconhecimento da candidata (pode-se notar isso através do crescimento de suas redes sociais, tendo o maior número de seguidores entre todos os candidatos do estado).
  • Conseguimos inserir a candidata no cenário político do estado com muita força, possibilitando que ela usa essa presença para atuar na política de diversas formas.
  • Por fim, 10% de votos em todo o estado para uma candidata estreando é um resultado extremamente positivo. Muito possivelmente ela ainda perdeu votos por conta das pesquisas eleitorais levando eleitores a unirem forças em nome de candidato x ou y. Entretanto esse é um volume de votos que a elegeria com o dobro de votos do primeiro colocado para deputado federal no estado.

Insights

Os resultados alcançados foram muito maiores do que os previstos. Em termos de votos, se houvéssemos começado a campanha antes, teríamos conseguido entrar numa disputa com o principal candidato do estado. Esse é um ponto que também precisa ser mais falado: o ideal é não deixar pra fazer campanha no ano ou no mês das eleições. Principalmente pros candidatos já eleitos. É preciso fazer um trabalho continuado, com pensamento de longo prazo.

Sabemos que essa foi uma eleição marcada pela polarização, era preciso ter tomado uma posição com mais antecedência para que ela fosse o nome viável escolhido de um dos lados.

Mas, por fim, muito provavelmente essa não foi uma tentativa que visou a eleição da candidata, mas sim colocar seu nome no cenário. E com certeza agora ela tem muita força no estado.


Baixe aqui o relatório final da campanha com mais dados.

Report Final – Campanha política

AGENDAMENTO DE REUNIÃO

Se você deseja agendar uma reunião de avaliação de projeto ou de orçamento, você também pode:

Controle Sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você concorda com os nossos termos abaixo:

Políticas de privacidade e Termos de uso